Sorvete americano, o sabor da infância!

Diante de  sorveterias sofisticas e marcas conhecidas no mundo todo, um sorvete ainda sobrevive à concorrência cada vez mais acirrada. É o sorvete americano.  E em Cianorte o aposentado João Galvão Filho até bem pouco tempo estava à frente do negócio familiar, que tem um toque pra lá de nostálgico.  É a modesta, mas com clientela cativa, sorveteria “Bom de mais”.

Em entrevista concedida no período que ele próprio comandava a sorveteria seu José contou que comprou a máquina há 18 anos. Por sete anos trabalhou na região do Cianortinho, próximo à Igreja Sagrada Família.  Em suas contas, a máquina tem mais de 40 anos e similares ainda são fabricadas em  Toledo, Maringá e na Barra Funda (SP).  Seu João adaptou o balcão com uma fórmica e a parte da estrutura superior para utilizar as garrafas plásticas que facilitavam o manuseio. “O resto é tudo original!”, assegurou.  O líquido colorido é feito à base de gelatina, não contém lactose e tem pouco açúcar.

Sorvete americano, o sabor que remete à infância de muitas gerações (Foto = Aida Franco)
As garrafas de Pet substituíram os vidros, mas as as cores permanecem vivas (Foto = Aida Franco)

 

O sorvete americano também alimenta a nostalgia (Foto = Aida Franco)

O senhorzinho da foto é o seu João da Silva Galvão, no ano de 2012,  quando ele ainda operava os negócios a pedido dos clientes.  “Já tentei largar e ficar no sítio, mas não consigo”, explicou seu João.” “A turma não deixa eu parar! Ontem mesmo uma turma de Jussara ‘tava’ brava porque eu não ‘tava’ aqui. Tenho freguesia “completa”, dizia com orgulho o aposentado,  ao atender crianças curiosas com a novidade e adultos saudosistas.

Seu João agora passou a administração do local para os familiares que deram um “up” no ponto de venda e a cada dia aumenta o número de frequentadores. As garrafas pets estão sendo aposentados para dar lugar aos vidros, adquiridos em Maringá, resgatando a originalidade da peça.  A sorveteria fica próxima ao cruzamento da Avenida América com Avenida Paraná, próxima ao supermercados Canção.

Sobre Aida 39 Artigos
Jornalista, com graduação e especialização em Patrimônio Histórico pela UEPG; Guia Especializada pela Embratur; mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP e Técnica em Vestuário pelo CEEP CNE. Experiência em Ensino Superior, assessorias à ONGs, associações de classe e jornal diário. Voluntária em entidades ambientalistas.
error: Conteúdo Protegido