Sarah Coelho, a professora que respira e inspira o ballet cianortense

O dia da (o) bailarina (o) é comemorado em 01 de setembro, mas para uma jovem de Cianorte essa data já faz parte de seu calendário desde quando tinha apenas 8 anos. Foi com essa idade que Sarah Coelho ficou hipnotizada com um espetáculo de academia Marcia Angeli,  de Maringá. Como já foi dito aqui, seus espetáculos de ballet já fazem parte do calendário de eventos essenciais do mês de dezembro, em Cianorte.

A Criação, Peter Pan, O Mágico de Oz, Romeu e Julieta, João e Maria, O Quebra Nozes, Super Mario World e, atualmente, o Lago dos Cisnes. Esses são os presentes de Natal que anualmente tem  sido ofertados ao público que prestigia os espetáculos. Todos os detalhes, desde o figurino à maquiagem passam pelo olhar criterioso de Sarah, que pega pesado não somente nos ensaios mas na elaboração de todas as peças utilizadas.

Sua primeira aula de ballet foi em Cianorte,  na academia Studio Fama com a Professora Suzi Bertolassi. Os calos e o certificado de Ballet Clássico vieram depois de nove anos de dedicação,  na escola Ballerina de Umuarama em dezembro de 2007.

Em busca de conhecimento ela deu início a uma longa jornada, incluindo a graduação em Educação Física, com especialização em Pilates, Jazz Dance e recentemente uma pós graduação em Dança pela Unifamma. Mas o conhecimento, é assim. Quanto mais se procura, mais precisamos dele e estão incluídas aí centenas de horas entrecortadas com cursos de Manequim e Modelo, Ergonomia e Qualidade de Vida, Ritmos e Estilos na Academia, Atividade Física e Recreação para a Terceira Idade, Concepção e Produção de Espetáculos, Expressão Corporal, Mímica e Circo. Ufa, se cansa em ler, imagina para frequentar?

Nomes conhecidos da área lhe agraciaram com pitadas de conhecimentos, como Robson Schomoller, Claudia Tonial, Meire Lóde, Mery Rosa, Fernanda Chamma, Deise Calaça, Andréa Renk, Neiva Leite, Abdallah Achour júnior, Silvana Santos entre tantos outros.

Entre as inúmeras apresentações, espetáculos e competições das quais participou, em período recente sua pesquisa de pós-graduação, foi escolhida para integrar os seminários do Festival de Danças de Joinville, o maior do segmento na América Latina, realizado em julho passado.

Há 15 anos leciona ballet, atendendo cidades como Cianorte, Tapejara, Umuarama e região e  contribuindo com projetos sociais. Produziu e assinou 14 espetáculos de dança e há oito anos  com a ajuda de toda a família,  no dia 10 de maio de 2010 conseguiu realizar um sonho, inaugurar o Ballet Sarah Coelho. Seu sonho foi dividido com outras pessoas que desejavam um espaço que lhes dessem a capacitação necessária que o mercado exige.

Além de bailarina, professora, coreógrafa e empresária, Sarah também ajudou a idealizar o grupo Cia cultura que lutou por melhorias na cultura de Cianorte e contabilizou um abaixo-assinado com mais de sete mil assinaturas em prol de um teatro municipal. Algo que não foi atendido, mas que foi compensado com melhorias na Casa da Memória e comprovou que a população de Cianorte tem interesse em um espaço que contemple as diversas formas de arte. Integrou o  Conselho Estadual de Cultura do Paraná, ajudando a trazer a Virada Cultural para Cianorte no ano de 2013 e presidiu o Conselho da Mulher empresária na Associação Comercial e Industrial de Cianorte.

 

“Como mãe, o que mais  admiro nela é a forma como ela honra a todas as pessoas que fizeram parte e contribuíram para com sua carreira profissional, nunca se esqueceu de seus professores e mestres. Sempre está os convidando para seus espetáculos. Me recordo que ela honrou até o professor da faculdade que a reprovou por ela ir estudar de chinelos, porém ela reconheceu todo o ensinamento científico que aquele professor havia lhe transmitido”, salienta Sueli Coelho.

Confira os espetáculos produzidos por Sarah e sua equipe. Clique nos títulos para assistir a vídeos de ensaios e espetáculos.

A CRIAÇÃO – Realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2010.

 

PETER PAN – Apresentado entre os dias 09 e 10 de dezembro de 2011.

 

O MÁGICO DE OZ – Exibido entre os dias 14 a 16 de dezembro de 2012

ROMEU E JULIETA 2013  

O evento aconteceu no dia 06 de julho, na Vila do Farol, com jantar dançante.

 

 

JOÃO E MARIA    2014

O QUEBRA NOZES   2015

 

SUPER MARIO WORLD    2016

O LAGO DOS CISNES – 2017

NOTA DA REDAÇÃO

A matéria foi baseada em um texto da mãe de Sarah, Sueli Coelho porque Sarah estava muito concentrada em seus ensaios, costuras e puxões de orelhas em suas alunas (kkkk) porque ela quer tudo per-fei-to! As fotos são dos profissionais e amigos que a acompanham, Anderson Theodoro, Marco Futata, Paulo Moro, Diego Ribeiro e Rafael Cruze outras coletadas em arquivos pessoais.

Sobre Aida 39 Artigos
Jornalista, com graduação e especialização em Patrimônio Histórico pela UEPG; Guia Especializada pela Embratur; mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP e Técnica em Vestuário pelo CEEP CNE. Experiência em Ensino Superior, assessorias à ONGs, associações de classe e jornal diário. Voluntária em entidades ambientalistas.
error: Conteúdo Protegido