As encantadoras árvores urbanas

(Por: C. K Yasoyama)

Cianorte é uma cidade linda demais, principalmente pela sua natureza exuberante. Hoje em dia encontro com pessoas de outras cidades do Paraná e até mesmo de cidades de outro estado, que elogiam nossa querida cidade por ter avenidas só com pés de mangas. Contam o quanto admiraram a ideia e do quanto acharam diferente. O que pouca gente talvez tenha notado é que administradores do passado já vinham fazendo isso.

Quem passar pela Avenida São Paulo poderá avistar um canteiro de Flamboyant, aquela árvore com vagens enormes e que dá uma ótima e refrescante sombra. Um trecho da Avenida Maranhão, (que para mim se chamava Avenida Rio de Janeiro, por isso que tinha até uma farmácia com o nome de Farmácia Carioca) podemos avistar as gigantescas seringueiras, que já fora considerada um Patrimônio Municipal por abrigar as andorinhas que iam e vinham dormir entre os galhos.

O mesmo pode ser comentado sobre a Avenida Espírito Santo, que tem em seu canteiro central uma fileira de coqueiros, muito tempo atrás as crianças iam lá para pegar o fruto que quando maduro caia no gramado do canteiro. (Foto = Aida Franco)

Quem passar pelo centro da cidade, também pode perceber que a Avenida Goiais é repleta de Manacás da serra, que dividem o espaço entre os carros no canteiro.

Avenidas temáticas com uma espécie de árvore, não é encontrada somente, na Avenida Mato Grosso, Avenida Rondônia e Avenida Arthur Thomas no caso dessas três avenidas foram plantadas as mangueiras, mas a ideia já era antiga, a mais recente se localiza na Avenida Minas Gerais, quem caminha pela pista de caminhada pode curtir a paisagem belíssima que foi proporcionada graças às palmeiras reais. O interessante é que se a ideia fosse adiante, poderíamos ter, principalmente nesses novos conjuntos habitacionais que estão surgindo, avenidas repletas de uma espécie específica. Não é difícil de imaginar, uma Avenida dos trabalhadores só com Salgueiros chorões, ou uma Avenida Ilha bela, só com Ipês, ou outra só com Patas de vaca, que nessa época estão florindo e as fores são lindas !

Diz se não te lembra uma pintura? (Foto = João Paulo Floriano)

 

Quem não se encanta pela florada dos ipês? (Foto = Edvaldo Rodrigues)
Festa para os insetos (Foto = Aida Franco)
As folhas dão lugar a imensidão de flores (Foto = Aida Franco)
Encanto por todos os ângulos (Foto = Aida Franco)
Sobre Aida 39 Artigos
Jornalista, com graduação e especialização em Patrimônio Histórico pela UEPG; Guia Especializada pela Embratur; mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP e Técnica em Vestuário pelo CEEP CNE. Experiência em Ensino Superior, assessorias à ONGs, associações de classe e jornal diário. Voluntária em entidades ambientalistas.
error: Conteúdo Protegido